Programa Startup Visa entrou em vigor. Veja como pode candidatar-se

No pretérito dia 2 de janeiro entrou em vigor o Programa Startup Visa, apresentado em novembro de 2017, na Web Summit.

Esta iniciativa tem como objetivo a captação de investimento direto estrangeiro com capacidade de potenciar recursos humanos qualificados que promovam projetos de investigação e desenvolvimento de empreendedorismo e/ou inovação ao nível nacional, com vista à concessão de autorização de residência a cidadãos de um Estado terceiro que participem no programa.

Assim, a partir de agora, os empreendedores podem candidatar-se através da plataforma online criada para o efeito. Para que os processos sejam aceites, os empreendedores deverão mostrar o seguinte:

  • Que visam atividades de produção de bens e serviços que sejam internacionalizáveis;
  • Que são empresas e/ou projetos baseados em tecnologias e em conhecimento, com perspetiva de desenvolvimento de produtos inovadores;
  • Que tenham potencial de criar emprego qualificado e de atingir, cinco anos após o período de incubação, um volume de negócios acima dos 350 mil euros por ano.

A avaliação de potencial económico e inovador é feita com base em critérios assentes no grau de inovação, escalabilidade do negócio e potencial de mercado, a capacidade da equipa de gestão e a relevância do requerente na equipa.

A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) será responsável pela análise, seleção e certificação das candidaturas, bem como pelo acompanhamento da execução do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *